31 de Outubro é o dia do Designer de Interiores. Uma boa oportunidade para refletirmos sobre o nosso papel e nossa contribuição para a sociedade em geral. A imagem que certas pessoas têm da profissão beira a futilidade. Na verdade, essas pessoas não conseguem alcançar o que estamos suprindo de fato junto aos clientes. Será que muitos de nós, igualmente, não se conscientizaram ainda da importância desta atividade? Acredito que sim.A vida é dura. E a Felicidade pode estar em atividades prazerosas como a decoração, a jardinagem e a cozinha. Talvez, isso explique porque a futilidade faz parte da percepção de alguns sobre aquilo que fazemos.
Ao longo da história da humanidade, mais precisamente desde a Grécia Antiga até os nossos dias, o homem sonha com a Felicidade enquanto ideal de vida. Desde Sócrates, passando por Platão, os filósofos têm procurado nos ajudar a compreender essa busca incessante pela Felicidade. A melhor definição de Felicidade extraída dos ensinamentos desses filósofos é: Felicidade é a busca do prazer e a ausência da dor. Faz parte desse ideário o Habitar. Considere o Habitar no sentido mais amplo, qualquer espaço entre o céu e a terra. Nesse contexto, o lar ocupa um lugar de destaque no ideal de Felicidade. O lar é o espaço de refúgio, de proteção contra o mundo exterior que nos impõe a dor. Mas esse espaço pode ser também belo. E o belo é uma manifestação de Felicidade, pois gera em nós prazer. O belo está associado à juventude. Ser jovem, eternamente, é o sonho de Felicidade de todos nós, afinal. Portanto, a ação de um Designer de Interiores quando interage na criação do espaço imaginado pelo Cliente, seja ele belo ou protetor, é uma maneira de produzir Felicidade.
Mas temos que compreender a alma do Cliente. Em muitas ocasiões o Cliente busca no Design de Interiores aquilo que falta na sua vida: virtudes. Para preencher vazios em nossa alma, decoramos nossos espaços. Queremos que nossos quartos e salas mostrem aquilo que nossas vidas nem sempre têm: ordem, elegância, jovialidade, alegria, desprendimento. Uma maneira de ser feliz, mesmo que em alguns momentos. Feliz dia do Designer de Interiores.
quarta-feira, 29 de outubro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário