domingo, 30 de agosto de 2009

Manifesto Incompleto

Escrito em 1998, o Manifesto Incompleto são estratégias e motivações de Bruce Mau.

1 - Permita que os eventos te mudem.Você deve desejar crescer. Crescimento é diferente de alguma coisa que acontece com você. Você produz isso. Você vive isso. Os pré-requisitos para crescimento são: Abertura para experimentar eventos e a vontade de ser mudado por eles.
2 - Esqueça o bom.Bom é quantitativo. Bom é o que todos concordam. Crescimento não é necessariamente bom. Crescimento é uma exploração continua que pode ou não colaborar com a nossa pesquisa. Enquanto você se apegar ao bom, nunca vai experimentar crescimento verdadeiro
3 - Processo é mais importante que resultado.Quando o resultado conduz o processo nós sempre vamos chegar onde já estivemos. Se o processo conduz ao resultado nós podemos não saber aonde estamos indo, mas sabemos que queremos estar lá.
4 - Ame seus experimentos (como você amaria um filho feio)Alegria é o motor do crescimento. Explore a liberdidade de considerar seu trabalho como experimentos lindos, iterações, tentativas, testes e erros. Mude sua perspectiva e permita-se a diversão de falhar todo dia.
5 - Vá fundoQuanto mais fundo você for, maiores as chances de descobrir algo de valor.
6 - Colecione acidentes.A resposta errada é a resposta certa na busca por uma questão diferente. Colecione respostas erradas como parte do processo. Faça perguntas diferentes.
7- Estude.Estúdio é um lugar de estudo. Use a necessidade de produção como uma desculpa para estudar. Todos saem ganhando.
8 - Explore.Permita-se vagar sem destino. Explore adjacências. Julgue menos. Adie as críticas
9 - Comece em qualquer lugar.John Cage nos diz que não saber por onde começar é uma forma de paralisia. Seu conselho é: Comece em qualquer lugar.
10 - Todo mundo é um líder.Crescimento acontece. Quando acontecer permita que ele apareça. Aprenda a seguir quando faz sentido. Deixe qualquer um liderar.
11 - Colha idéias.Idéias precisam de um ambiente dinâmico, fluido e generoso para viver. Aplicações, por outro lado, se beneficiam de rigor crítico. Produza um alto índice de idéias por aplicações.
12 - Siga em frente.O mercado e suas operações têm uma tendência a reforçar o sucesso. Resista. Permita que a falha e migração façam parte da sua prática.
13 - Diminua o ritmo.Desincronize das janelas de tempo padrão e oportunidades surpreendentes podem se apresentar
14 - Não seja cool.Cool é medo conservador vestido de preto. Liberte-se desse tipo de limitação.
15 - Faça perguntas idiotas.Crescimento é alimentado por desejo e inocência. Julgue a resposta, não a pergunta. Imagine aprender por toda a sua vida no ritmo de uma criança
16 - Colabore.O espaço entre pessoas trabalhando juntas é cheio de conflitos, atritos, alegria, prazer e vasto potencial criativo
17 - _______________________________Intencionalmente deixado em branco. Permita espaço para as idéias que você ainda não teve, e para idéias de outros.
18 - Fique acordado até tarde.Coisas estranhas acontecem quando você foi longe demais, ficou acordado por tempo demais, trabalhou demais e ficou isolado do resto do mundo.
19 - Trabalhe a metáfora.Tudo tem a capacidade de representar algo além do que aparenta. Trabalhe a sua representação.
20 - Tome cuidado ao se arriscar.Tempo é genético. Hoje é o filho de ontem e o pai do amanhã. O que você produz hoje criará o seu futuro.
21 - Repita-se.Se você gosta, faça de novo. Se você não gosta, faça de novo.
22 - Faça suas próprias ferramentasCombine suas ferramentas para construir coisas únicas. Até mesmo simples ferramentas próprias podem revelar novos caminhos a serem explorados. Lembre-se, ferramentas amplificam nossas capacidades, então até mesmo uma ferramenta pequena pode fazer uma grande diferença.
23 - Apóie-se em alguém.Você pode ir mais longe levado pelas conquistas de quem veio antes de você. E a vista é muito melhor.
24 - Evite software.O problema do software é que todo mundo tem.
25 - Não arrume sua mesa.Você pode encontrar alguma coisa de manhã que você não viu de noite.
26 - Não entre em competiçõesApenas não entre. Não faz bem pra você.
27 - Leia só as páginas da esquerda.Marshall McLuhan fez isso. Diminuindo a quantidade de informação, criamos espaço para que ele chamou de “noodle”.
28 - Crie palavras novas.Expanda o léxico. Novas condições exigem uma nova maneira de pensar. O pensamento exige novas formas de expressão. A expressão gera novas condições.
29 - Pense com sua menteEsqueça a tecnoogia. Criatividade não é dependente de aparelhagem
30 - Organização = Liberdade.Verdadeira inovação em design ou qualquer outro campo acontece em contexto. Esse contexto é normalmente algum tipo de empresa gerenciada colaborativamente, Frank Gehry por exemplo, só conseguiu fazer o Bilbao por que seu estúdio pôde entregar dentro do orçamento. O mito da divisão entre “criativos” e “engravatados” é o que Leonard Cohen chama de ‘um artefato charmoso do passado’
31 - Não pegue dinheiro emprestado.Mais uma vez, um conselho de Frank Gehry. Mantendo controle financeiro, mantemos controle criativo. Não é física quântica, mas é surpreendente como é difícil manter essa disciplina, e quantos tantos falharam.
33 - Viaje.A tamanho do mundo é muito maior do que o da sua TV, da internet ou mesmo de um ambiente totalmente imersivo, interativo, renderizado dinamicamente, orientado a objeto, real-time computadorizado.
32 - Ouça com atenção.Todo colaborador que entra na nossa órbita traz consigo um mundo mais estranho e complexo do que jamais poderíamos imaginar. Ouvindo os detalhes e as sutilezas das suas necessidades, desejo ou ambições, nós conectamos seu mundo ao nosso. Nenhum dos lados jamais será o mesmo novamente.
34 - Cometa erros mais rápido.Não é minha idéia – Eu peguei emprestado. Eu acho que pertence a Andy Grove.
35 - Imite.Não tenha vergonha. Tente chegar o mais próximo que você conseguir. Você nunca vai conseguir fazer igual, e as diferenças podem ser realmente fantásticas. Precisamos apenas olhar para Richard Hamilton e a sua versão de “O grande vidro” de Marcel Duchamp para ver quão rico, descreditado e sub-utilizada é a técnica da imitação.
36 - Improvise.Quando você esquecer as palavras, faça o que Ella (Fitzgerald) fazia: Crie outra coisa qualquer… Menos palavras.
37 - Quebre, estique, entorte, amasse, rache, dobre
38 - Explore a outra ponta.Existe uma enorme liberdade quando evitamos tentar seguir a tecnologia. Nós não conseguimos encontrar a inovação por que está escondida no caminho. Experimente usar equipamentos antigos que se tornaram obsoletos pelo ciclo econômico, mas ainda possuem um potencial rico .
39 - Pausas para café, taxis e parques.Crescimento de verdade geralmente acontece longe de onde nós esperamos, nos espaços intermediários – O que Dr. Seuss chama de “locais de espera”. Hans ulrich Obrist uma vez organizou uma conferência de arte e ciência com toda a infraestrutura de uma conferência – as festas, conversas, almoços, recepções – mas sem a conferência em si. Aparentemente foi um enorme sucesso e gerou muitas parcerias e colaborações.
40 - Evite campos.Pule cercas. Limites disciplinares e regimes regrados são tentativas de controlar a vida criativa. Geralmente são esforços compreensíveis de ordenar processos multifacetados e complexos. Nosso trabalho é pular as cercas e cruzar os campos.
41 - Ria.Pessoas que visitam nosso estúdio quase sempre comentam sobre o quanto nós rimos. Desde que nos conscientizamos disso, usamos como um medidor de quão confortável estamos para nos expressar.
42 - Lembre-se.Crescimento só é possível como um produto da história. Sem memória, inovação é apenas novidade. História dá uma direção ao crescimento. Mas uma memória nunca é perfeita. Cada memória é uma imagem desgastada ou composta de um momento ou evento passado. É isso que nos torna consciente de sua qualidade como passado e não presente. Significa que cada memória é nova, uma construção parcial diferente de sua fonte, e como tal, um potencial de crescimento em si mesma
43 - Poder para o povo.As coisas só podem acontecer quando as pessoas sentem que têm o controle sobre suas vidas. Não podemos ser agentes livres se não somos livres.

http://www.brucemaudesign.com/manifesto.html

Nenhum comentário: